Somos artistas
As escolas EB1 deste agrupamento, Castelos, Caramila e Padre Américo, com os seus 4º anos, deram os braços e a somaram muita alegria nas atividades de Teatro promovidas na EB23 e Secundária Maria Lamas, pelas professoras Marisa Pedrosa e Selda Soares.
As histórias e os poemas parecem ganhar alma nova e, misturados com exercícios e jogos teatrais, os alunos encaminham-se com as suas professoras (Ana Luisa, Cristina Fontelas, Maria Emília, Ana Ramos, Isabel Ferreira e Ana Cláudia) para encenações inusitadas, a apresentar às famílias e à restante comunidade escolar.
Por outro lado, os JI do agrupamento, em conjunto com as suas Educadoras (Margarida Ferreira, Ivone Amorim, Maria João Cruz, Antonieta Almeida e Vânia Guedes) também começam a saborear a magia do teatro e, na Escola Maria Lamas, tudo se compõe para receber as crianças. No dia 6 de dezembro, os JI assistiram a um espetáculo de sombras chinesas e experimentaram a arte com as próprias mãos.
De deslumbramento e de muitos sonhos se fizeram estes momentos. De encantamento se farão outros que virão.
Quem conta um conto, sempre lhe acrescenta um ponto… Esta é a função do contador de histórias, uma figura intemporal que faz parte do imaginário de muitas e muitas gerações. Foi, em tempos, insubstituível na sua função de moralizar as gentes, que, através desta figura, bem entendiam que, por muito que pregasse Frei Tomás, o importante era o que era dito e não o exemplo dado.