No passado dia 12 de janeiro de 2024, os alunos das turmas do décimo segundo ano realizavam uma visita de estudo ao Museu de Serralves, no Porto no âmbito do projeto Together in Our Spirits do artista Oscar Murillo em que a escola sede participou.
Testemunho dos alunos participantes:
Ana Luíza Rodrigues, 12ºD
Visitar Serralves possibilitou-nos uma imersão às obras presentes no Museu, assim como vivenciar o ambiente natural em volta. As exposições vistas demonstravam a essência humana através de fotografias, instalações artísticas e quadros de azulejos, trazendo diversas reflexões críticas e estéticas. Sinto que a nossa capacidade interpretativa foi bem estimulada com essa visita, especialmente pela oportunidade que tivemos de colaborar com o artista Oscar Murillo ao desenhar em panos que foram expostos como parte do seu projeto Together in Our Spirits, experiência enriquecedora que transcende os limites da arte convencional.
Marta Lorré, 12ºD
A visita ao Museu de Serralves proporcionou aos estudantes a oportunidade de fomentar o gosto pela arte, para além de lhes permitir entrar em contacto com as diferentes correntes artísticas e as suas características, previamente exploradas nas aulas. Esta experiência foi uma forma de, não só de consolidar os conhecimentos dos alunos, mas também de os enriquecer de forma dinâmica e envolvente, constituindo um notável complemento ao método tradicional de ensino. O aspeto que mais me cativou foi, em particular, as obras da corrente de arte futurista, destacando-se a sensação de movimento que estas transmitem num vibrante enquadramento de cores. A visita revestiu-se ainda de um interesse adicional, uma vez que num dos espaços de exposição foram incluídos os trabalhos dos alunos de várias escolas do Porto, e em especial da nossa escola, Fontes Pereira de Melo.
Alice Neto, 12ºC
No âmbito da disciplina de história, no dia 19 de janeiro de 2024, as turmas de 12° da nossa escola, realizaram uma visita de estudo à Fundação de Serralves, com o objetivo de presenciar a exposição de Óscar Murillo: “Together in our Spirits” e outras exposições Modernistas.
Começámos por nos dividimos em dois grupos. Tivemos cerca de uma hora para explorar o espaço exterior da fundação e apreciar os seus belíssimos jardins. Concluída esta visita, fomos acompanhados por um guia à exposição de Óscar Murillo que reúne algumas das mais importantes obras desenvolvidas pelo artista nos últimos anos, bem como novos trabalhos criados especialmente para o espaço da exposição, como foi o caso das telas, que estiveram presas às mesas das salas de aula da nossa escola, durante cerca de 6 meses, visando a sua decoração, por parte dos alunos. Para mim, esta exibição foi a que mais me marcou. Achei bastante interessante a forma como o artista “brincou” com as nossas telas e as tornou em obras de arte.
Após esta visita, fomos levados para um novo espaço onde nos apresentaram a “Not Post-Modernism. Dan Graham e a Arquitetura do Século XX”. A última exposição concebida por Dan Graham, antes do seu desaparecimento, que veio a ser terminada por outros artistas como Bartomeu Marí. Na minha opinião, esta exposição não me disse tanto como a anterior, no entanto pude contemplar obras de arte e de arquitetura deslumbrantes e criativas
A meu ver, os museus proporcionam oportunidades de aprendizagem que dificilmente encontramos nos espaços formais de educação, por isso acredito ser importante a sua experiência fornecida e acompanhada pelas escolas. O resultado dos processos pedagógicos que ocorre dentro destes espaços é visto na criatividade e acesso à cultura por parte das crianças e jovens, bem como na valorização do conhecimento e reconhecimento da arte como algo divertido. Desta forma, agradeço por esta oportunidade e espero em breve voltar a realizar atividades como esta.
Maria Leonor Costa, 12ºC
A visita à Fundação de Serralves no dia 19 de janeiro de 2024, concedeu a oportunidade às turmas de 12.º ano, de visitar duas exposições: a primeira de Óscar Murilo, onde foi possível observar as telas de pano que estiveram presentes, durante o ano letivo de 2023, nas salas de aula da nossa escola para que as pudéssemos preencher livremente. A segunda exposição, intitulada de “Not Post-Modernism” por Dan Graham, continha as suas obras de arte contemporânea que destacam o poder da geometria na organização do pensamento, o que conduz à criação de uma obra de arte, ao mesmo tempo que evidência, a sua paixão pela arquitetura. Este tipo de experiências oferecidas pelos estabelecimentos de ensino são de extrema importância, pois para além de darem a conhecer novos ambientes a alunos com menos possibilidades, valorizam a arte como parte da cultura e revelam as suas diversas vertentes.
Eva Cunha, 12ºA
No passado dia 19 de janeiro fomos visitar a exposição de Oscar Murillo e outras exposições presentes no Museu de Serralves. A obra de Murillo que observámos, integrou as telas que tivemos nas mesas em grande parte do ano escolar, pelo que pudemos tentar encontrar a nossa tela e ver as de outros alunos, o que tornou a visita interativa e didática.
Ao organizar uma visita de estudo ao Museu de Serralves, a escola promove a imersão dos alunos na cultura e na arte, enriquecendo assim a sua aprendizagem e o currículo escolar.
André Reis, 12ºA
Gostei de ver as nossas telas expostas logo na entrada do museu. Durante a visita, também vimos outras exposições de arte contemporânea, o que foi interessante e informativo, já que ficamos a conhecer mais sobre este tipo de arte.