Featured

EDA - ESCOLA À DESCOBERTA DE ABRIL

     No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, a escola foi convidada pelo Conselho Nacional de Educação a desenvolver um projeto, nos anos letivos de 2022-2023 e 2023-2024.

     A equipa que iria desenvolver a sua concretização, escolheu, como temática “O papel da cidade do Porto na oposição ao Estado Novo”. A oposição ao Estado Novo poderia ser vista de várias perspetivas, como a oposição estudantil, política ou no quotidiano. Decidiu-se valorizar a questão política. Finalmente, dada a importância que hoje a imagem tem nos jovens e a existência na escola de cursos de ensino profissional relacionado com a informática, optou-se, logo no início, por um produto final em suporte multimédia.

 

     A tarefa seguinte era encontrar pessoas com mais de 65 anos e que estivessem dispostas a gravar o seu testemunho sobre a temática em questão. Essa foi a tarefa mais difícil. Começou-se por elaborar um inquérito que foi entregue a todos os alunos das turmas de 9ºano e de 10ºano de História B. Como só uma pessoa se mostrou disponível, optou-se por contactar os partidos políticos da cidade no sentido de estes identificarem pessoas interessadas em participar no projeto e, por outro lado, fornecer uma análise documental fidedigna e robusta que pudesse suportar a elaboração do produto final. Simultaneamente, à medida que o processo de seleção de pessoas era realizado, os alunos de 10º ano de História B elaboraram um guião de entrevista sobre a temática para aplicar aos futuros entrevistados Neste contexto, os testemunhos das entrevistas orais que permitiram transformar em informação e conhecimento acerca dessas temáticas foram os testemunhos dos Dr.º Gustavo Pimenta e Alberto Martins, políticos ligados ao Partido Socialista; Dr.º Amândio de Azevedo, político ligado ao Partido Social Democrata; Dr.º Jorge Sarabando, político ligado ao Partido Comunista Português e o Dr.º José Martins, um advogado do Porto.

 

     Estes testemunhos demonstram a importância da cidade do Porto na oposição ao Estado Novo quer ao nível do apoio à candidatura de Humberto Delgado nas eleições presidenciais de 1958, mas principalmente a oposição por parte do bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes. A ação do bispo do Porto contribuiu para um movimento de católicos na cidade de oposição ao regime e que conduziu ao aparecimento da Ala liberal na cidade do Porto, com Francisco Sá Carneiro desempenhando um papel preponderante que irá conduzir ao aparecimento, após o 25 de abril, do Partido Social Democrata. Nos testemunhos gravados, também é possível compreender o que aconteceu na cidade no dia 25 e 26 de abril de 1974, isto é, as manifestações de apoio na Avenida dos Aliados e a reação da polícia a essa manifestação. O Dr.º Jorge Sarabando referiu-se a greves e manifestações de estudantes do ensino secundário e de trabalhadores fabris no Porto no ano de 1975. Finalmente, todos os testemunhos valorizam o crescimento económico e a melhoria de condições de vida dos portugueses nestes últimos 50 anos, principalmente após a adesão à Comunidade Económica Europeia.

 

    Este trabalho deu um enorme contributo para a descoberta de abril, por parte dos jovens, porque os testemunhos de indivíduos que presenciaram acontecimentos possibilita a valorização da história oral. O envolvimento dos alunos no projeto ajudou-os a conferir mais significado às suas aprendizagens históricas uma vez que a proximidade aos agentes da História entrevistados por eles lhes permitiu que esses conteúdos históricos se tornassem verdadeiramente relevantes para a sua vida pessoal e social. A história oral possibilita o contacto com as emoções dos indivíduos e isso é algo que ajuda à própria humanização da História para o aluno.

     Em suma, um projeto que pode ser um marco na democracia portuguesa.

Outras notícias

Free Joomla templates by Ltheme